quinta-feira, 3 de abril de 2014

CURSO DE LIBRAS EM SIQUEIRA CAMPOS

Lançado curso de Libras por secretária

Duração de 120 horas-aula
Lançado curso de Libras por secretaria em Siqueira Campos
  • Lançado curso de Libras por secretaria em Siqueira Campos
Buscando inovar e dar oportunidade de atualização e qualificação, o departamento de Educação de Siqueira Campos, lançou recentemente um curso de Libras que é a Língua Brasileira de Sinais.De acordo com a lei 10.436 de 24 de abril de 2002, Libras é reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil.

O curso foi aberto para toda comunidade e conta com a participação de 130 pessoas entre professores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência auditiva. Os participantes foram distribuídos em quatro turmas que terão uma aula por semana. Este curso foi criado a partir de uma demanda levantada pelos próprios professores para que se possa dar um atendimento especializado aos alunos com deficiência, uma vez que o município tem turma especializada, além de alunos inclusos e este curso proporciona ao profissional a qualificação e o conhecimento de técnicas que vão facilitar a interação e a comunicação entre os alunos com deficiência, os professores e também com os demais alunos, buscando o melhor aproveitamento do conteúdo. O curso contará com a participação do jovem Erfem Rugres, deficiente auditivo que domina a comunicação através de libras. 
As aulas começam neste mês, com duração de 120 horas-aula, incluindo atividades em sala e extra classe. No conteúdo da formação, serão aplicados conhecimentos sobre as estruturas gramaticais, o vocabulário inicial e a cultura surda sinalizada. No ano passado o município já teve uma experiência positiva com o curso de libras quando a escola Ana Montanha Cézar ministrou este aprendizado para quarenta pessoas e devido ao sucesso e a procura por novas turmas a ideia foi levada por parte da direção da escola a Diretora Municipal de Educação Cristina Ortiz e o prefeito Fabiano Lopes Bueno que entenderam a importância e viabilizaram a  criação do curso para todo o município. O prefeito tem na educação uma das prioridades de sua administração e não mede esforços para buscar investimentos e qualificação visando melhorar cada vez mais o aprendizado dos alunos. 
Libras é uma língua de modalidade visual-gestual, não estabelecida através do canal oral, mas através da visão e da utilização do espaço. A utilização da Linguagem Brasileira de Sinais é um meio de garantir a preservação da identidade surda, bem como contribui para a valorização e reconhecimento da cultura surda que, ao ser popularizada a linguagem de sinais, garante-se ao surdo a possibilidade de reconhecimento e legitimação desta forma de comunicação, desprezando qualquer forma de padronização, de comportamento ou tentativa de normalização do sujeito surdo. A aula inaugural contou com a participação da primeira dama do município Luciane da Luz Bueno que representou o prefeito "Bi"".

Nenhum comentário:

Postar um comentário