quarta-feira, 29 de maio de 2013

DESTAQUE INÉDITO NA BAHIA

Faculdade Dom Pedro II 
oferece curso inédito de pós-graduação em Libras na Bahia.

Faculdade Dom Pedro II amplia sua grade de especialização com a implantação do curso de Pós-Graduação em Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Inédito na Bahia, o curso pretende abrir um espaço para o ensino e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos mais eficientes voltados para os portadores de necessidades auditivas e promover o conhecimento por parte dos ouvintes em relação à língua, cultura, identidade e a história do surdo. Além de ampliar o conhecimento de uma grande parte da população sobre a Língua Brasileira de Sinais.
Segundo a coordenadora do curso de pós-graduação em Libras, Profa. Maria Ivoneide, a especialização é uma grande novidade na área acadêmica e a implantação do curso foi motivada pela demanda existente nessa área. Mesmo sendo pouco conhecido pelo público em geral, o ensino de Libras é obrigatório nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior em todos dos cursos de Licenciatura, como o curso de Pedagogia, segundo resolução do Decreto n° 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. O curso da Faculdade pretende preparar professores, educadores, servidores públicos, assistentes sociais, enfermeiros, familiares e demais pessoas que trabalhem diretamente com o público portador de deficiência auditiva para a tarefa de transpor, por meio da comunicação, as barreiras entre o universo dos ouvintes e dos surdos, através da linguagem dos sinais, em cumprimento da Lei Federal n° 10.436/2002, capacitando-os para o uso de Libras no processo de ensino-aprendizagem.
A especialização em Libras possui 360 horas divididas em 18 meses. No total serão 17 disciplinas obrigatórias, abordando os temas mais relevantes relacionados ao Ensino da Língua de Sinais e educação dos surdos e os Fundamentos da LIBRAS.  A aula inaugural do curso acontecerá nesta sexta-feira, dia 15, a partir das 18h30, na Faculdade Dom Pedro II.
Inscrições
Os interessados na área poderão fazer a inscrição de segunda a sexta-feira das 8h às 20h, na Secretaria do Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Faculdade Dom Pedro II, no Campus I, 4° andar, na Praça da Inglaterra, Comércio. Outras informações pelo telefone (71) 3418 - 7280.

Nenhum comentário:

Postar um comentário